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Storytelling: a comunicação afetiva com o seu cliente

Estratégias de marketing e técnicas de venda são sempre bem vindas para conquistar clientes, mas é importante que a sua marca vá muito além disso.

É necessário criar uma conexão, um envolvimento e um engajamento maior que pode ser feito através do storytelling.

Definição

Storytelling tem o significado de “narrativa” ou “contar histórias.

Você já se emocionou vendo um filme ou lendo um livro? Já se envolveu na história de uma novela a ponto de “torcer” para uma personagem conseguir conquistar o que deseja? Já saiu do cinema indicando o filme para toda a sua família e amigos?

Isso acontece porque toda história, quando bem contada e contada da forma correta, nos envolve, mostra cenários e causam sentimentos e sensações despertando empatia.

Por mais ocupados que estamos, sempre paramos para ouvir alguém que está contando alguma história. Seja por pura curiosidade ou por muito interesse, nós prestamos atenção no que está sendo contado. 

Storytelling nos negócios

O storytelling tem o poder de impactar, envolver, encantar, criar elos e engajar pessoas.

Inserir em sua marca o processo de contar histórias é conquistar os clientes através da empatia e tê-los tão envolvidos com os seus produtos e serviços a ponto de saírem indicando a sua marca até para quem encontrarem na fila do pão.

Parece ser muito favorável esse cenário, não é mesmo?

Empresas trabalham com pessoas e para pessoas. Pessoas possuem experiências que moldam o estilo de vida, revelam crenças, valores, sentimentos e sensações. Logo, se fatos do cotidiano empresarial ou pessoal forem transformados em histórias inspiradoras, pensando na reação do expectador, provavelmente resultará em maior aproximação.Histórias estabelecem relação de empatia.” disse Noscilene Santos,escritora, Master Coach, palestrante e consultora empresarial.

Sabendo disso, a prática do storytelling no mundo dos negócios pode gerar grande proximidade com os clientes e impactos significantes nas vendas e no crescimento do market share da sua empresa.

Tipos de stoytelling:

A história a ser contada pode ser real (de preferência) ou fictícia simplesmente para atrair e envolver o cliente. Separamos alguns tipos de storytelling para compartilhar com vocês.

 

Dicas de como colocar o storytelling em prática:

Seja sempre realista e transparente quando contar as histórias que envolvem a sua marca. Tome cuidado com exageros e mentiras. Os clientes prezam por um marketing verdadeiro, uma vez que, a rede social e a internet disponibilizam informações rápidas.

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