BLOG

Clubhouse: A Rede Social do Momento

Não há como negar que as redes sociais fazem parte das nossas vidas. Independentemente da sua idade, provavelmente você interage com outras pessoas por meio de alguma delas. Nesse contexto, apesar de algumas serem mais tradicionais, novos formatos surgem com frequência. É o caso do Clubhouse, rede social do momento que tem chamado a atenção de muita gente. 

O Clubhouse é formado por salas sobre assuntos específicos onde um grupo de pessoas se comunica apenas via áudio. Os chats acontecem ao vivo e apenas os moderadores e pessoas aprovadas por eles podem falar. Ou seja, é possível participar de uma sala apenas como um “listener” (ouvinte), e para se tornar um “speaker” (palestrante) é preciso pedir autorização.

Essa mistura de sala de bate-papo, podcast e conferência permite que os usuários participem de discussões dos mais diversos assuntos. 

As conversas variam desde temáticas profissionais até entretenimento, uma vez que o aplicativo faz sugestões de salas baseadas nos tópicos do seu interesse. As salas têm atualmente o limite de 5 mil pessoas e não ficam mais visíveis depois que os chats ao vivo terminam.

Clubhouse e os Conteúdos em Áudio

Conteúdos em forma de áudio podem ser muito úteis. É possível ver isso na tendência do uso desse formato nas mais diversas plataformas. A ideia não é nova, afinal, o rádio já fez muito sucesso. Mas, nos últimos tempos, as imagens têm tomado conta de todos os meios de comunicação e redes sociais.

Mesmo assim, o Clubhouse aposta agora no crescimento da popularidade dos áudios. Os motivos dessa aposta são claros, os áudios são mais práticos de serem consumidos. Eles exigem menos dedicação pelo mesmo conteúdo, permitindo que os usuários adquiram novos conhecimentos enquanto realizam outras tarefas. Você pode aprender sobre educação financeira enquanto lava a louça ou saber mais sobre cultura no caminho para o trabalho.

Muitas pessoas já fazem isso quando escutam um podcast, mas aparentemente o Clubhouse veio para facilitar esse processo. 

Com ele, não é preciso edição ou aparelhos específicos. Portanto, a facilidade do Clubhouse não está apenas para quem ouve, mas também para quem produz. 

No mais, o aplicativo também dá chance para mais pessoas falarem e contribuírem com a discussão. Como uma abordagem mais colaborativa mas ainda com alguma moderação, o Clubhouse tem tudo para ser um sucesso de público.

A Exclusividade do Clubhouse

Uma das características que tem chamado a atenção para essa nova rede social é sua exclusividade. Como já foi o caso com outras plataformas tempos atrás, só é possível entrar no Clubhouse com um convite de quem já é membro. Além de ser uma maneira de controlar o número de usuários nessa fase inicial, os convites também reforçam a ideia de exclusividade. 

Um serviço que só pode ser usado através de convites faz os usuários se sentirem diferenciados e desperta a curiosidade dos que estão de fora. Isso é ótimo para a divulgação do produto. 

É como ir a uma festa com uma longa lista de espera que você pode entrar porque conhece as pessoas certas. Além disso, o aplicativo atualmente só está disponível para usuários do sistema operacional iOS. 

Entretanto, essa exclusividade também pode trazer obstáculos. Por não estar disponível para Android, sistema operacional mais usado no mundo, o Clubhouse ainda não atinge as massas. E uma vez que a novidade passar, essa exclusividade pode ser um problema. 

Além disso, a plataforma vem recebendo críticas de acessibilidade. Por ser exclusivamente composto de áudios, o Clubhouse não está pronto para receber surdos e pessoas com dificuldades de audição.

Para encerrar a conversa...

Ainda em fase de teste, o Clubhouse precisa ficar atento a suas falhas para poder competir com redes sociais já estabelecidas. Principalmente porque muitas estudam inserir facilidades similares às do novo aplicativo. Contudo, com as estratégias certas é possível que o Clubhouse se solidifique como uma alternativa às redes sociais baseadas em imagens.

Não deixe de comentar o que achou desse conteúdo.

Até breve!!


O que achou?

Obrigada pelo seu envio! Em breve ele aparecerá nesta página.
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Comentários recentes:

Sem comentários recentes | Seja o primeiro.

Leia mais conteúdos:

PARCEIROS OFICIAIS:

© Copyright - Coruja105 | Todos os direitos reservados