“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol” - Pablo Picasso
A frase do famoso pintor espanhol é uma boa resposta para o conceito de inovação. Há muitas formas de se fazer a mesma coisa, entretanto, quem consegue transformar o simples em algo esplêndido ganha o destaque da posição de inovador e, é claro, colhe os bons frutos oriundos desse título.
Nos últimos meses, pudemos observar ações inovadoras de empresas que precisaram sobreviver ao repentino bloqueio de tudo o que era conhecido em termos de mercado e comportamento do consumidor.
As complicações resultantes da extensão dos efeitos da pandemia de covid-19 serviram de gatilho para a transformação digital e devem significar o marco de uma nova era.
Negócios exclusivamente off-line cederam ao online quando procurados por soluções como a Ozzlo, um marketplace de roupas e acessórios de luxo que observou a sua receita crescer em 274% ao atrair marcas de roupa que antes não vendiam na internet e estavam fechadas pelas regras de distanciamento social.
Ao oferecer estratégias digitais e aumentar seu portfolio de produtos, a Ozzlo concretizou a vantagem de uma parceria entre pequenos comércios e marketplace estruturados.
Entre as ações mais significativas realizadas neste período, a marca criou um banco de aproximadamente 100 influenciadoras digitais que anunciam os produtos e recebem determinada porcentagem das vendas, além de fechar parceria com a Sephora, o que possibilitou oferecer brindes por cada compra gerando aumento no volume de vendas através do argumento de receber uma “surpresa”, que conquista o consumidor.
A Diálogo Logística encontrou um obstáculo ainda maior: preservar a saúde de seus colaboradores, enquanto atendia a demanda de seus clientes, varejistas online como Renner e Magazine Luiza, que crescia exponencialmente com o avanço da crise.
A esperta solução foi implementar uma ferramenta de comando de voz para minimizar contatos, de modo que ao invés de assinar recibos, a funcionalidade é ativada e os clientes falam que receberam as encomendas, para que os entregadores gravem tal confirmação em um aparelho.
Ao inovar e, principalmente, comunicar de forma efetiva o posicionamento inovador, responsável com seu time de colaboradores e a comprovada capacidade de gerir a crise respondendo a necessidade de seus clientes, a empresa conquistou novas contas, como a grande varejista Centauro e se estima que a receita deverá alcançar 100 milhões de reais, equivalente ao dobro obtido em 2019.
Posicionada entre as dez empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com a Forbes, a MRV uniu a consolidada expertise no ramo de construção civil com a tecnologia quando precisou se reinventar para as acompanhar novas regras de convivência.
Ao lançar a campanha #FiqueEmCasa, a construtora preparou canais digitais para que a busca pela compra dos imóveis e mesmo o processo de documentação fossem feitos de modo totalmente online e o investimento na experiência do usuário só foi possível através da digitalização dos seus processos, que vão desde a escolha do apartamento ao acompanhamento do andamento das obras.
Como resultado do investimento na experiência do usuário através da digitalização dos seus processos, que vão desde a escolha do apartamento ao acompanhamento do andamento das obras, a empresa registrou um aumento expressivo de 28% em suas vendas em comparação ao primeiro trimestre do ano passado.
Ou seja, mesmo com o fechamento dos stands de vendas e adiamento dos lançamentos previstos, ao executar uma forte estratégia com foco na experiência do consumidor e comunicar as ações de forma integrada às necessidades da crise, como a campanha #FiqueEmCasa, foi possível não somente sobreviver, mas crescerem meio à pandemia.
Como Zoe Povoa, co-fundadora da Ozzlo, disse a uma entrevista parao portal de notícias Exame, “inovação é concretizar aquilo que por algum motivo ainda não está sendo feito”.
Se você ainda duvidava da importância de uma boa execução de marketing para o fortalecimento do seu negócio, a pandemia veio para convencer que sobram razões para confiar e apostar nesse conjunto de atividades que são a arte de inovar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado.
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