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A utilização e a influência das cores no marketing

Sabia que as cores tem um papel importante nas suas decisões? Isso ocorre pois cada cor traz consigo uma definição. Ou seja, cada cor instiga um determinado comportamento em cada indivíduo. 

Pode até não parecer muito óbvio, mas, na realidade, a escolha assertiva de uma cor na estratégia de branding e marketing de um negócio pode incentivar determinado público a realizar uma ação, ou até mesmo, uma compra. 

A utilização das cores no mercado do marketing digital não é pensada de forma aleatória. Isso porque, como dito anteriormente, cada cor reflete um conceito, um conteúdo. Assim, explorar esse universo também é algo comum para os profissionais de marketing. 

Escolher as cores, seja para uma campanha ou um trabalho único, é um tanto quanto desafiador, pois elas afetam cada etapa da comunicação. Confira um pouco mais sobre elas!

 

Qual o significado daquela cor? 

Já reparou como, por exemplo, as redes de fast-foodutilizam-se das cores quentes em suas peças visuais? Não é à toa! As coreslaranja, vermelho e amarelo tendem a ser utilizadas por essas empresas poisestimulam a energia com seus tons vibrantes. Bem como a fome, a vitalidade e ajovialidade. 

Algumas empresas que utilizam este método das cores vibrantes para atrair ainda mais seus clientes você deve conhecer: Coca-Cola, Burger King, Fanta, Shell, Subway, McDonald 's, Netflix, Lego, Ice Kiss são exemplos, entre muitas outras. 

E as cores azuis e verdes? Elas são muito utilizadas em empresas corporativas ou marcas que pretendem transparecer credibilidade, segurança, avanço, crescimento, saúde, frescor, tranquilidade e renovação. Isso é algo que podemos ver facilmente em logos de clínicas de nutrição, spa, alimentos fitness, maquininhas de cartão de crédito, etc. 

Outra cor muito utilizada para refletir confiança, sabedoria, carinho, relacionamento e criatividade é a cor violeta (ou roxo,lilás). Vivo, Whiskas e Fedex são alguns exemplos. 

O preto é mais usado quando se quer atingir o “luxuoso”, o poder, a suavidade e a sofisticação. Escritórios de advocacia, concessionárias e marcas de moda fina costumam se atrelar a esse significado na escolha do visual da sua marca. 

O cinza, por outro lado, apesar de ser próximo ao preto, pode ser visto em empresas de tecnologia. Isso porque essa cor traz consigo a ideia de calma, balanceamento, informação, algo neutro. 

Por fim, o branco pode ser encontrado em empresas ou marcas que são agregadas a algo tranquilo, onde o objetivo é transmitir paz e afeição.

 

Vantagens no uso inteligente das cores 

Tendo tudo o que foi discutido acima em mente, “como utilizar-se das cores para otimizar o meu negócio?” deve ser a pergunta que está pairando no ar. Não se preocupe que a gente te ajuda com isso! 

Apesar de existirem todas essas técnicas para a utilização das cores, ao mesmo tempo, não existe uma regra. Cada empresa deve se adequar e escolher cores que transmitam seus valores. O ideal é que você pense na utilização junto com sua identidade visual. Caso não a tenha ainda, pense no seu público, no segmento que quer atingir. 

Estude sobre seu produto ou serviço e encaixe os objetivos. Ademais, pensar numa consistência também é super importante considerando a uniformidade da mensagem que quer transmitir. A unidade ajuda a criar uma fidelidade com seu público e também fazer com que você seja lembrado posteriormente por meio das cores escolhidas. 

Antes de terminarmos, cabe chamar a atenção para algo importante! 

Assim como tudo se renova, o comportamento das pessoas também é algo que vai se moldando de acordo com o passar do tempo, bem como o relacionamento das pessoas com as cores. Por esse motivo, é importante que você se mantenha sempre atualizado sobre as novidades do mercado e como essas informações são reconhecidas por seu público. 

Ficar conectado com as tendências, sejam elas das cores, objetos, "memes" virais, contribui para a solidificação da sua marca, otimizando suas escolhas. 

Se interessou por esse estudo de cores? Caso precise de ajuda para definir as cores do seu negócio, entre em contato co a gente para prepararmos uma boa estratégia de solidificação da imagem da sua empresa. Dessa forma, seus processos serão ainda mais assertivos e, seus resultados, cada vez mais visíveis.

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