Para qualquer planejamento comercial esta é a época mais difícil do ano. Grande parte das empresas que atuam no varejo, o período representa cerca de 70% ou mais do seu faturamento de todo o ano, e o erro aqui pode ser fatal para o fechamento do ciclo.
O que é mais importante na hora de montar uma boa estratégia de comunicação é entender a motivação de compra de cada data. O dinheiro e as pessoas são as mesmas que compram, porém o que move elas na hora de comprar são bem diferentes, então colocamos aqui alguns pontos importantes para cada uma destas datas.
1. BlackFriday, as pessoas costumam comprar itens para a suas casas e seus usos diários, são motivados pela lembrança de algo que precisaram o ano todo e esta é a melhor oportunidade de comprar por um preço bom. Então o foco são produtos e serviços úteis, a compra por impulso não é muito bem vista nesta data, porque todo mundo meio que já espera e já sabe o que vai comprar. Sendo assim, fuja de querer enganar o cliente com falsas promoções. Se não tiver nada para ofertar, não faça!
2. CyberMonday, use esta data para vender o produto complemento. Imagine que muita gente comprou celulares no blackfriday, e agora vão precisar de acessórios e planos de dados, ou seja, não fique recioso e preocupado em ofertar mais produtos para quem comprou com você, mostre para ele que você quer o melhor para o seu novo produto ou serviço. As motivações aqui são já que comprei, quero cuidar agora do que é novo.
3. Natal, é quase que a mesma coisa que "presente para alguém". Este é o foco, nada é para você mesmo, sempre é para quem você quer demonstrar amor. Então as motivações são para produtos e serviços que não valem todo o 13º. Lembre-se que existem muitos outros concorrentes indiretos para este mesmo dinheiro. Esta data concorre muito com os planos de viagem e "arrumar os buracos financeiros feitos pelo ano todo". Então cuidado com as propostas para seus clientes. Muito pé no chão aqui!
4. Ano Novo, basicamente é estar bem, ou se mostrar bem para começar um novo ciclo. Produtos que representem que foi um ano bom e que o próximo será melhor ainda, valem muito aqui. Então exagere na comunicação de alegria, satisfação e principalmente motivação. Resumindo tudo que trazem a sensação que fizeram um bom negócio, fazem muito sentido na hora de comprar nesta data. Mostre que comprando, todos ganham.
5. Liquidação, poxa, aqui é o grande desafio! Mostrar para seu cliente que ele pode fazer boas compras sem parecer que você está desovando tudo que não foi vendido nestas 4 últimas datas e ainda não deixar ele acostumado com estas promoções e ficar viciado a comprar com margens baixas. A motivação dele aqui é comprar se tiver muuiitoo barato, porque sabe que não vai encontrar coisas boas. Fuja dos esforços para esta data, tenha sempre uma boa estratégia nas outras, seja verdadeiro com o seu cliente e ganhe sempre credibilidade.
E lembre-se sempre de parar de resolver o seus problemas internos da empresa e comece a resolver as necessidades dos seus clientes. Eles estão cada vez mais querendo fazer bons negócios, sendo assim, seja o parceiro dele para que volte mais vezes! E use e abuse da gente para comunicar com ele da forma correta =D @coruja105 #coruja105
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